1

TIRINHAS DE HUMOR!


MENINAS BUS, QUANDO SIGLEA MALET, TEVE A IDEIA DE PEDIR A VOCÊS PARA PUBLICAREM AS TIRINHAS. TIVE A IDEIA DE REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO.VEJAM AS INFORMAÇÕES QUE ENCONTREI E QUIS COMPARTILHAR COM VOCÊS:
DEFININDO AS TIRINHAS- Tiras são basicamente: desenhos onde há a apresentação de personagens em situações diversas, dispostas normalmente em número inferior a quatro quadros e dispostas, em sua maioria, horizontalmente. São vários os gêneros explorados para essa arte, como ação, aventura, mistério, espionagem, cômicos, policial, drama, heróis e super-heróis.
Podem ser publicadas diariamente, semanalmente ou qualquer outra periodicidade, dependendo do veículo da qual ela está sendo publicada, como por exemplo, revistas, jornais ou internet, que neste último caso, são normalmente denominadas

A ORIGEM DAS TIRINHAS- quando a primeira tira deThe Yellow Kid (ou O Garoto Amarelo, nome mais conhecido de Mickey Dugan, personagem principal de Hogan´s Alley) que era desenhada por Richard Felton Outcault, foi publicada em preto e branco, no dia 17 de fevereiro de 1895, no jornal New York World.
À partir de 5 de maio, deste mesmo ano, passou a ser apresentada em cores, depois que passou a receber apoio dos personagens secundários. Portanto, além de ser provavelmente a primeira tira em quadrinhos do mundo, foi uma das primeiras a serem impressas à cores. GradualmenteYellow Kid foi se tornando parte das páginas de domingo e depois passou a aparecer várias vezes na semana.
Yellow Kid era uma criança calva, desdentada, com um largo sorriso no rosto e usava sempre uma camisola amarela. E foi nessa camisola que foram utilizadas, também pela primeira vez, o artifício de usar balões para mostrar as falas dos personagens. Na época a tira do jornal foi descrita como um panorama teatral da cidade, que mostravam as tensões raciais do novo mundo urbano, o ambiente consumista, representado por um grupo danoso de habitantes da Cidade de Nova Iorque, que gostava de lidar com coisas erradas. Ou seja, desde o começo, as tiras são um meio de comunicação para que o artista possa expressar não só a sua opinião, mas também os valores de sua época.

E no Brasil isso é mais do que verdade! É por isso que muitos “tirinistas”acabam fazendo também charges políticas, como no caso de Jean, Glaucoou Angeli.
Além de pagar bem, é uma maneira de expor suas opiniões políticas da melhor maneira.
Ou você já ouviu alguém, apesar do sorriso amarelo, discutir que umacharge foi contra o que ele acredita ou o que ele segue na política? É a melhor forma de “cala-a-boca” que eu conheço. Leia aí minha charge e engula o que eu disse!
Mas isso depende da mídia da qual você se utiliza para publicar.
Existem muitos casos de editores censores que torram o saco do pobre coitado artista!
Uma charge ou tira tem o lado "perigoso" e fantástico de influenciar uma opinião!

Por falar em censura, um fator quase certo para que a tira ou charge seja limada é a religião. Dependendo do teor dela a confusão é imensa!
Portanto, entenda: o ser humano ainda não está preparado para discutir certos assuntos. Ou você pega leve ou aguenta as consequências!

Voltando ao lance histórico, as tirinhas de quadrinhos nos Estados Unidos são distribuídas por Syndicates. Eles funcionam nos mesmos moldes das grandes agências de notícias, só que ao invés de distribuir notícias, distribuem quadrinhos.
Aquelas letrinhas que vemos nas verticais das tirinhas americanas, nos jornais brasileiros, são os nomes dos syndicates (ou agências) das quais aquelas tirinhas fazem parte. O King Features é um dos mais tradicionais. Ele detém os direitos de uma penca de personagens “velhos de guerra” como: Recruta ZeroHomem Aranha, Belina, Mandrake, Fantasma, Crock,Zoé e Zezé, Príncipe Valente, Popeye, Hagar, Os sobrinhos do Capitão, entre muitos outros.
Se você manja um pouco de inglês, vale a pena conhecer o site. Lá é que são disponibilizados para vendas em jornais, os vários quadrinhos, com uma breve sinopse e ao menos sete tirinhas de cada autor. Você ainda pode ver as biografias de seus cartunistas preferidos!
Ainda no tópico História das Tiras e Syndicates, temos algumas curiosidades sobre o tema.
É sabido que o homem começou a desenhar nas paredes das cavernas para contar o seu cotidiano. Se você reparar bem, essa “história desenhada” pode ser encarada como quadrinhos ou até tiras, dependendo do seu ponto de vista;
Quando os egípcios usaram a mesma idéia para passar seus costumes e ideologias nas paredes do Egito ou então, na era Cristã, quando a via-crúcis que foi contada através de uma seqüência de imagens, tivemos aí o nascimento dos quadrinhos, até que William R. Hearst, dono do Morning Jornal Joseph Pullitzer, do New York World descobriram que a arte seqüencial aumentava a venda dos jornais.
À partir daí, todos os donos de jornais adoraram a idéia e começaram a querer os melhores artistas para seus jornais.
Muito antes da grande demanda pelas tiras diárias, os syndicates já faziam um trabalho de distribuição de noticias principalmente para jornais de pequeno porte que não tinham a estrutura necessária para manter seus próprios repórteres, desenhistas, etc. Essas agências passaram então a contratar desenhistas famosos e distribuir as cópias de suas tiras a vários jornais. Como o custo era baixo, uma vez que contratando o desenhista o syndicate tinha a propriedade de seu trabalho e autorização para fazer quantas cópias quisesse e vendê-las à quantos jornais fosse possível, não tardou até que eles dominassem o mercado editorial norte-americano e também o internacional.
Os artistas que não fossem filiados a algum syndicate dificilmente conseguiam trabalho, uma situação que acontecia não só nos Estados Unidos, mas também em países da Europa e também no Brasil. Houve exceções, mas de um modo geral os syndicates eram quem dominava o mercado das tirinhas diárias. Mais uma vez, pobres artistas!
Nos anos seguintes novos formatos de histórias foram criados. Dos heróis espaciais como Buck Rogers Flash Gordon aos super heróis comoSuperman e Batman, a popularidade dos quadrinhos ultrapassava as fronteiras norte-americanas pelas mãos dos syndicates e chegava a Japão, Europa e também ao Brasil.

CRÉDITOS DO ARTIGO:
RETIRADO NA INTEGRA DO BLOG: UARÉVAA , UM BLOG FORMADO POR UM DE BLOGUEIROS(ALEX MATOS,DUENDE AMARELO,FREUD,MARCELO SOARES,MONITOR,PIN,RAFAEL RODRIGUES,SKRULL DA TERRA 13,THYAGO MOURA,VINI,ZENON) E FORMADOS EM VÁRIAS AREAS DIFERENTES E POSSUEM UMA PAIXÃO EM COMUM . VEJA AQUI POUCO SOBRE ELES: Uarévaa é um abrasileiramento da expressão em inglês Whatever, que pode significar uma porrada de coisas, ou porra nenhuma, depende da forma que se fala. SAIBA MAIS SOBRE ACESSANDO: http://www.uarevaa.com/p/o-que.html

PARA QUEM GOSTA:
VOCÊ SABIA QUE PODE FAZER SUA PRÓPRIA TIRINHA?
POIS,É ENTÃO DÊ UMA OLHA NESSES LINK ABAIXO E SE DIVIRTA:

TECMUNDO- http://www.tecmundo.com.br/quadrinhos/12239-como-fazer-suas-proprias-tirinhas-com-memes.htm

BITSTRIPS-http://www.bitstrips.com/

QUADRITIRAS- http://www.quadritiras.com.br/


Stripgenerator- www.stripgenerator.com





Super Hero Squad-http://superherosquad.marvel.com/create_your_own_comic


ToonDoo-www.toondoo.com


PikiStrips -www.pikistrips.com


Make Belief Comix-www.makebeliefscomix.com/Comix




1 comentários:

Elda (Arte da Elda)

As tirinhas como as histórias em quadrinhos sempre divertem e divertiram ao longo dos anos gerações e gerações. Cresci lendo histórias em quadrinhos e tirinhas em jornais e revistas.
Recomendo.
Ótima postagem.
Abraço.
Elda.
http://artedaelda.blogspot.com.br/

Postar um comentário

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Teremos o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possamos
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.

O segredo é não correr atrás das borboletas...Cuide do jardim para que elas venham até você.

Sua presença alegra nosso coração!
Volte sempre!

Recent Visitors

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...