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Porque deixar o Feijão de molho?




Voce já teve a curiosidade de procurar saber o porque de deixar o feijáo de molho antes de o colocar para cozinhar?

Bom, sempre achei que era para amolecer a casca, depois pensei que era pra cozinhar mais rápido, porque o molho o deixa meio amolecido, economizando tempo e gaz
Mas afinal, qual é a vantagem de se deixar grãos e sementes de molho previamente?
 Deixar os grão de molho não diminui seu valor nutritivo?
Deixar grãos e sementes de molho não altera o seu sabor?
.

Diante disto recorri a quem tem mais conhecimentos que eu, Vamos ao artigo de Pat Feldman:
“São estas e muitas outras dúvidas que surgem, e que eu espero sinceramente conseguir responder no texto a seguir.
A bem intensionada recomendação atual para se consumir grãos integrais como faziam nossos ancestrais e farinhas de grão integrais é, em parte, enganosa, e pode trazer sérias consequências para a nossa saúde. Sim, nossos ancestrais consumiam grãos integrias, mas nem de longe, da forma como consumimos atualmente.

Nosos ancestrais, sabiamente, deixavam de molho ou fermentavam seus grãos antes de consumi-los ou prepará-los na forma de mingaus, pães, bolos, etc.
Um rápido passeio pela culinária tradicional do mundo nos prova esta verdade: ma Índia, o arroz e a lentilha são fermentados por pelo menos 2 dias antes de serem preparados como idli e dosas; na África os nativos deixam a farinha de milho grossa deixada de molho durante a noite para depois adicioná-la em sopas e caldos, e eles fermentam milho ou amaranto por vários dias para então produzir ummingau azedo, conhecido por ogi; em outras culturas o mesmo prato era preparado com aveias deixadas de molho; em alguns países orientais e latino-americanos o arroz passa por uma longa fermentação antes do seu preparo; a Etiópia tem seu tradicional pão injera, preparado com o grão “teff”, que é fermentado por muitos dias; bolos de milho mexicanos, conhecidos comopozol, são fermentados em folhas de bananeira; antes da introdução dos fermentos comerciais, os europeus assavam pães pesados, massudos, feitos a partir de fermentação natural; os pioneiros norte-americanos eram famosos por seus pães de massa azeda, panquecas e biscoitos.

Talvez alguns senhores e senhoras de mais idade ainda se lembrem da recomendação  de deixar de molho, que vinha escrita nos pacotes de aveia para mingau de antigamente…
Eu não sei bem de onde vinha esse conhecimento ancestral de deixar grãos de molho ou fermentando antes de consumi-los, mas é importante citar que estas práticas se adequam muito bem ao que a ciência moderna sabe sobre os grãos.
Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa.
O ácido fítico pode-se lgar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção.
É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas.
Porque feijão de molho espuma?

A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.



Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico.





 Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos.
A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.




Deixar dem olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.
Os pesquisadores também aprenderam que certas proteínas dos grãos, especialmente o glutem, são bastante difíceis de digerir.
Uma dieta rica em grãos integrais não fermentados, em particular os grãos com alto teor de glútem como o trigo, sobrecarrega enormemente todo o mecanismo digestivo.
Quando este mecanismo digestivo “gasta” por causa da idade avançada ou por excesso de uso, os resultados são observados na forma de alergias, doença celíaca, doenças mentais, indigestão crônica e crescimento descontrolado de candidas.
 Pesquisas recentes ligam a intolerância ao glútem com esclerose múltipla.
 Durante o processo de molho ou fermentação, o glútem e outras proteínas de difícil digestão são parcialmente quebradas em componenetes mais simples que são mais facilmente digeridos pelo nosso organismo.
Animais que se alimentam basicamente de grãos e outras plantas, são animais que possuem pelo menos **4 estômagos!

Seus intestinos são mais longos, assim como o processo digestivo como um todo.
 O ser humano, por outro lado, tem apenas um estômago e um trato digestivo bem menor que o de animais herbívoros.
 O trato digestivo menor, também permite que produtos animais sejam digeridos rápido o suficiente para não apodrecerem no intestino, mas dificulta a digestão de grãos – a menos é claro, que se peça ajuda às “bactérias boazinhas”.
 Elas agem no processo de molho ou fermentação a que todos os grão deveriam ser submetidos antes do consumo."

**Na verdade possuem um estomago com quatro subdivisões ou c
câmaras. _(Eunice)
 

2 comentários:

Sueli

Gostei das informações. Estava a procura de informação a respeito do feijão (deixar ou não de molho) e aprendi muitas outras coisas importantes!

Laila Schramm

Muito bom! Aprendi e tirei minhas dúvidas sobre o assunto. Valeu Eunice!

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