10

Coruja,Simbologia , Significação e Mitificação





A coruja é uma ave, um animal que divide opiniões entre os amam,os detestam e que tem pavor.
Vocês sabem o significado deste simbolo para representar o "Blogueiras Unidas Juntas e Misturadas" ?
Vamos juntos embarcar nessa viagem chamada pesquisa:


Simbologia-







De aparência muito estranha esta ave de rapina ao longo da história da humanidade tem simbolizado, conhecimento, sabedoria, pavor, e diversas crenças oriundas do mundo espiritual. Na mitologia grega encontramos Athena, a deusa da guerra e sabedoria que tinha como mascote, uma coruja. Os gregos, principalmente os de pensamento filosófico, consideravam a noite um momento de revelação. E sendo a coruja um pássaro noturno, acabou sendo representado por essa busca do saber. Já no Império romano, a ave era tida como animal agourento, seu canto anunciaria que a morte estava próxima.



Conta-se que em uma língua nórdica antiga, ela era chamada de "Ugla", palavra que imita o som do seu canto, e que daria origem ao termo "Ugly", feio em inglês. Interessante notar que ao identificar um animal para símbolo disso ou daquilo, a cultura universal escolhe àqueles de aparência esquisitas. Como o sapo, símbolo da fartura e boa sorte, e a águiasímbolo da transformação do ser humano.
Conforme a história, diferentes civilizações adotaram estranhos animais para simbolizar a sabedoria. Como a tartaruga para os chineses e um peixe para os Celtas.



A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Posto que a humanidade teme a escuridão, a Coruja enxerga no breu da noite. Onde os humanos se iludem ela percebe com clareza, acreditavam os índios.



No folclore brasileiro, consta que, para os seus filhotes não fossem vítimas de predadores, esta já ia lhes avisando - seria facil reconhecê-los, eles eram os "mais bonitos" da floresta. Daí o dito popular: "Toda a coruja gaba-se do seu toco", referindo-se ao ninho de seus horríveis filhotes. Assim como uma mãe elogia seus rebentos mesmo sabendo que todo recém-nascido não tem (ainda) nada de beleza.





Para os filósofos gregos o símbolo da sabedoria está intimamente ligado à influência da mitologia, de onde se origina a filha de Zeus, deus dos deuses, Athena, como fora dito deusa da guerra e da sabedoria. Athena traz pousada em sua mão direita a figura da ave noturna, que segundo a lenda sempre estava ao seu ombro, revelando-lhe as verdades invisíveis. É a crença difundida até os dias de hoje por filósofos contemporâneos.



No esoterismo que envolve parte da simbologia da Coruja, vamos encontrar uma sociedade secreta denominada Bohemian Club, fundada em 1872 em São Francisco,EUA, onde se reunem periodicamente. Uma vez por ano a sociedade convida para um grande encontro, homens poderosos da elite. O encontro é realizado em um grande bosque chamado Bohemian Grove. No centro, há uma grande pedra em forma de coruja.



Desde sua fundação foi adotado como símbolo uma coruja e uma estátua, que simboliza "estantes" de conhecimento. Seu lema é: "Weaving dealing spiders come not here". Adaptada em tradução livre: "Deixe seus negócios sujos na porta."

Curiosidade: a coruja vira a cabeça quase atingindo um ângulo de 360º. O que amplia seu angulo de visão, muito superior ao do ser humano.

Significação- 






O que é Coruja:

Coruja significa brilhante, cintilante,   aquela que enxerga nas trevas, e é um termo de origem grega. As aves por voar eram consideradas os seres mais próximos dos deuses. Por exemplo, a águia era companhia de Zeus, a coruja sábia, atenta era a companhia da deusa grega do saber, Atena, e é considerada o símbolo da sabedoria.
Coruja em latim chama Noctua, a ave da noite. A coruja é o símbolo da reflexão, do conhecimento racional e intuitivo que permite que ela domine as trevas e é considerado o símbolo do conhecimento e da sabedoria para muitos povos. Enquanto todos dormem ela fica acordada, de olhos arregalados, vigilante, atenta aos barulhos da noite, sendo para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.



Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja terá condições de adquirir seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios. A coruja quando deseja olhar melhor o objeto de sua curiosidade consegue girar 270º somente seu pescoço, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento.


A coruja é também um símbolo dos Escoteiros. A coruja por ver no escuro é símbolo da sabedoria que atravessa a escuridão da ignorância, por isso sua ligação com o espírito do escotismo.
A coruja é também símbolo da Faculdade de Filosofia, e da Faculdade de Letras nas universidades brasileiras.





Mitificação-





Sobre Coruja pções
Ela possui olhos adaptados para enxergar no escuro e seu olhar, para os gregos, parecia simbolizar a racionalidade.

Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena, geralmente relacionada à Lua. Ave noturna, ela possui os olhos adaptados para localizar suas presas sob a fraca luminosidade do luar, não suportando, por isso mesmo, a luz do Sol. Para os antigos gregos, esse olhar tornou as corujas, símbolo do conhecimento racional, em oposição ao conhecimento intuitivo. O primeiro tipo de conhecimento vem da reflexão racional sobre os fatos, enquanto a intuição vem da percepção simples e imediata das coisas. Ora, como as corujas se orientam pela reflexão (da luz solar na Lua) e não pela percepção direta (da luz solar), os gregos as associaram ao conhecimento, fruto da reflexão e da sabedoria.

Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_111926.shtml


A Coruja no mundo




África do Sul
A coruja é a mascote do feiticeiro zulu. E no xamanismo é reverenciada por enxergar a totalidade.

Argélia
Há a crença de que colocar o olho direito de uma coruja na mão de uma mulher dormindo fará com que ela conte tudo.

Austrália
Os aborígenes acreditam que a coruja representa o espírito da mulher. O espírito do homem é representado pelo morcego.

Babilônia
Origem do mito de Lilith, onde amuletos de coruja protegiam as mulheres durante o parto. O mito foi citado pela primeira vez no épico Gilganesh, escrito em 2000 a.C. Lilith era uma linda jovem com pés de coruja, que denunciavam sua vida notívaga. Ela era uma vampira da curiosidade, que dava aos homens o desejado leite dos sonhos.





Brasil
Cantada por Tom Jobim em Águas de Março, Matita Perê é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos pelo rosto. Diz a lenda que ela tem poderes sobrenaturais e prefere aparecer nas noites sem luar, sob a forma de uma coruja.

Na tradição guarani, o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria.
No dicionário, o adjetivo corujeiro é um tremendo elogio. Significa alguém ou algo excelente, agradável e, o melhor, disposto a tudo.
Na linguagem popular, mãe coruja (ou avó coruja, tia coruja, pai coruja) é a mãe que acha seu filho o máximo, embora ele possa estar bem longe disso.
 
China
A coruja está associada ao relâmpago. Colocar efígies de coruja em casa protege contra os raios.

Estados Unidos
Entre os índios americanos, a coruja tinha muito poder:
Para os apaches, sonhar com ela significava a morte.
Os dakotas viam a coruja como um espírito protetor.
Os hopis tinham a coruja como guardiã do fogo.

França
A coruja é o símbolo de Dijon, cidade francesa. Há uma escultura de coruja na Catedral de Notre Dame, e quem passa a mão esquerda nela ganhar sabedoria e felicidade.

Grécia
Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, ficou tão impressionada com a aparência da coruja que a tomou como sua ave favorita. Corujas faziam seus ninhos na Acrópole. Os gregos achavam que sua visão noturna vinha de uma luz mágica. Ela era um símbolo da cidade de Atenas, ao lado dos exércitos na guerra. As antigas moedas gregas (dracmas) tinham uma coruja cunhada no verso.
 
Índia
A carne de coruja é considerada uma iguaria afrodisíaca.

Como ungüento, a carne também serve para curar dores reumática

Inglaterra
A coruja branca servia para que os ingleses pudessem prever o tempo. Quando ouviam-na guinchar, significava que o tempo iria esfriar ou que uma tempestade estava chegando.
Os curandeiros ingleses curavam a bebedeira e a conseqüente ressaca com ovos de coruja. Crus.
O costume britânico de pregar uma coruja na porta do celeiro para espantar o mal durou até o século XIX.

Marrocos
O Olho de uma coruja preso em um cordão no pescoço é um excelente talismã.

Peru
Cozido de coruja serve de remédio para quase tudo.

Roma Antiga
Ouvir o pio de uma coruja era presságio de morte iminente. As mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio e Agripa foram anunciadas por uma coruja. A cena aparece na versão treatal Júlio César, de William Shakespeare. O bard


Creditos do Artigo: 

http://luzdadeusa.blogspot.com.br/2011/02/simbologia-e-mitos-sobre-coruja.html 
 

Imagens-Google Imagens
















10 comentários:

Miranda

Adorei!!! sempre fui apaixonadas por corujas, meu anel de formatura da faculdade de letras é no formato de uma coruja, com olhos cor de ametista.
amo!!!

Simone butterfly

muito interesante!

Balloon

Luana você sempre nos trasendo boas informações!
Adoro seus Posts. Beijokas!

Eunice

Muito lindo o texto. Eu sempre gostei de coruja; e olhe que onde nasci havia muitas historias misticas a respeito, mas para mim sempre foi um lindo passaro.E é só por isto que gosto delas; pela sua beleza, e peculiaridades naturais da espécie. Apesar de respeitar outros pensamentos.

Rose Assis

Gente ameia esse artigo sobre as corujas. Quantas curiosidades arespeito. E amo corujas, tem algumas pois começei a fazer uma coleção, todo lugar que viajo sempre compro uma coruja, acho elas lindas, fofas e pra mim eram simbolo da sabedoria. Obrigada agora por todas essas informações. bjos

http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/

Luana Romariz

Meninas, ainda bem que essa curiosidade não só minha.Pude partilha a minha pesquisa com vocês.
Ah, também uma historia com corujas, ela também simbolo do curso de Pedagogia, sou formada em pedagogia.

* Nanda *

muito interessante
nunca me liguei muito em coruja
lindo final de semana bjs

Blogueira Unidas - Oficial

Obrigada pela MARAVILHOSA postagem!

Qual destas informações teria sido o motivo de eu escolher este tema para nosso blog? Esta é uma boa pergunta para um DESAFIO! Concondam?

Tenham todas um lindo final de semana!
Beijocas!

Blogueira Unidas - Oficial

Obrigada pela MARAVILHOSA postagem!

Qual destas informações teria sido o motivo de eu escolher este tema para nosso blog? Esta é uma boa pergunta para um DESAFIO! Concordam?

Tenham todas um lindo final de semana!
Beijocas!

Ana Ferreira

Adorei..eu adoro corujas...
Beijos da Bruxinha

Postar um comentário

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Teremos o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possamos
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.

O segredo é não correr atrás das borboletas...Cuide do jardim para que elas venham até você.

Sua presença alegra nosso coração!
Volte sempre!

Recent Visitors

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...